Se Toca
Se toca
Carla Pepe
@morenaflor.blog
Você conversa com suas amigas, irmãs, colegas de trabalho sobre masturbação? Antes disso, você se masturba? Usa produtos, vibradores, estimuladores? Vamos desenrolar esse papo, porque muito mais gente faz e pouca gente fala sobre isso.
Você sabia que se masturbar libera endorfina, ajuda a relaxar e a dormir melhor? Além disso, criar fantasias eróticas faz muito bem na conquista de autonomia dos próprios desejos sexuais. No entanto, o que percebo em minha vivência ainda é um postura passiva das mulheres diante do seu próprio prazer. Mulheres ao meu redor respondem que não precisam se masturbar por serem casadas e já ouvi homens considerarem estranho uma mulheres dizer que se masturba durante o ato sexual, como se fosse o pênis dele, único objeto de satisfação.
Na internet, o termo ainda está ligado a conteúdo pornográfico e há poucos estudos cientificos sobre o tema. No entanto, estamos avançando: uma pesquisa realizada pelo portal MercadoErotico.Org, relata o aumento de 50% na venda de vibradores no período de isolamento social. O estudo ainda mostra que mais de um milhão de vibradores e consolos foram comercializados durante a pandemia no Brasil, de março até agora. Quem compra mais ainda são os casados somando 27,8% contra os 13,9% dos solteiros.
Em tempos de crises de ansiedade, crise econômica, incertezas, as masturbação pode servir de alívio das pressões cotidianas. Tem gente que corre, gente que dança, gente que se toca. Mas não posso deixar de apontar que as questões culturais e religiosas são grandes impedimentos a essa prática, além da sobrecarga física e mental, que já vivem a maioria das mulheres.
Também preciso falar da violência que sofrem milhares de mulheres: a mutilação genital é uma pratica ampla, estima-se que 30% das mulheres com menos de 15 anos serão submetidas a esse procedimento, na Somalia, esse percentual chega a 98%.
Por fim, o que posso dizer é que não existe manual para alcançar sucesso na masturbação. O que é bem legal é descobrir, se tocar, encontrar seu prazer e conversar entre mulheres sobre suas dúvidas. É possível alcançar o orgasmo sozinha, com parceiros (as). O mais legal de tudo é que ao conhecer seu prazer, você fortalece sua confiança e autoestima e ajuda quem esta com você a se satisfazerem juntos.
